
Minutos após o ex-prefeito Zito, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, xingar policiais militares e agentes do Detran, exigindo o fim de uma blitz em frente à casa dele, a operação foi desmobilizada.
Um vídeo, que viralizou na internet, mostra José Camilo Zito descontrolado e ofendendo os agentes públicos.
Em nota, o Detran informou que os servidores envolvidos na operação relataram terem sido ofendidos por Zito com palavrões e que um boletim de ocorrência vai ser registrado junto à Polícia Civil. Já a Polícia Militar não registrou o desacato.
Moradores do bairro Dr. Laureano, onde mora o ex-prefeito de Caxias, afirmam que a blitz foi desmobilizada após a reclamação de Zito. Uma ouvinte, que vive na região, presenciou o episódio. Ela teve a identidade preservada.
Sobre a blitz, o Detran informou que se trata da Operação Siga Legal. A ação, segundo a nota, é realizada diariamente. São 16 blitzes no Rio de Janeiro e Região Metropolitana, com a participação de Detran, Detro, Polícia Civil e Polícia Militar. O comunicado acrescenta ainda que a operação tem como objetivo coibir irregularidades no trânsito e ações criminosas.
A autarquia acrescenta que a operação não foi desmobilizada por conta da ação do ex-prefeito Zito, mas que as ações possuem horários já pré-determinados de serem encerradas.