Boletim da Fiocruz aponta tendência de alta nos casos de Covid-19, antecipa a colunista Mônica Bergamo

Dados apurados pela Fundação Oswaldo Cruz revelam aumento a longo prazo da Covid-19 nos estados brasileiros

Rádio BandNews FM

Sede da Fiocruz Leonardo Oliveira/Fiocruz
Sede da Fiocruz
Leonardo Oliveira/Fiocruz

Um novo boletim que será divulgado nesta quinta-feira (03) pela Fiocruz revela uma tendência de alta nos casos de Covid-19 a longo prazo em 13 dos 27 estados do Brasil.

São eles: Alagoas; Amazonas; Bahia; Distrito Federal; Goiás; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pernambuco; Paraná; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul e Tocantins. O estado do Ceará tem tendência de alta a curto prazo.

Os demais estados apresentam taxas estáveis, mas com números recordes e mais elevados na comparação com o ano passado na primeira onda da doença.

Com as aglomerações no fim do ano, o número de internações de pacientes no estado de São Paulo em janeiro de 2021 duplicou em relação ao mês de maio do ano passado. A colunista da BandNews FM Mônica Bergamo afirma que os médicos já destacaram que “não iremos retornar aos números que eram antes, a tendência é só aumentar.”.

A Fiocruz segue recomendando medidas restritivas de segurança e proteção contra a Covid-19, reforçando que as atividades cotidianas só irão voltar ao normal depois de que 70% da população brasileira estiver devidamente vacinada contra o vírus.