BandNews FM

Bolsa cai quase 3% e dólar dispara com temores de novas altas na taxa de juros

Copom, no Brasil, e Fed, nos EUA, devem aumentar taxa de juros nesta quarta-feira (15)

BandNews FM

Também nesta segunda, as criptomoedas operaram com fortes perdas.
Também nesta segunda, as criptomoedas operaram com fortes perdas.
Marcello Casal jr / Agência Brasil

O Ibovespa abriu a semana com forte queda em meio aos temores de novas altas na taxa de juros por aqui e também nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (13), o principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo teve queda de 2,73%, aos 102.598 pontos.

Entre as quedas, registradas em papéis de praticamente todos os setores, está a Eletrobras. Depois da privatização, as novas ações da empresa começaram a ser negociadas nesta segunda e operaram em desvalorização de 0,81%.

Já o dólar manteve a trajetória de alta e subiu 2,56%, cotado a R$ 5,11. Apesar do resultado, a moeda norte-americana tem desvalorização de 8,26% frente ao real em 2022.

O resultado da bolsa brasileira foi fortemente impactado pelos temores de altas nas taxas de juros nos Estados Unidos. Nesta quarta (15), o Federal Reserve anuncia a nova taxa de juros do país.

A expectativa é de alta de 0,5 ponto percentual. No entanto, diante do avanço da inflação em território norte-americano, alguns analistas acreditam que o Fed pode elevar a taxa de juros em 0,75 ponto percentual.

Aqui no Brasil, o Comitê de Política Monetária do Banco Central também anuncia na quarta a nova taxa básica de juros. A expectativa é de alta de 0,50 ponto percentual, para 13,25%.

Também nesta segunda, as criptomoedas operaram com fortes perdas. O Bitcoin chegou a cair 10%, sendo negociado abaixo de US$ 25 mil, menor nível desde dezembro de 2020.

Tópicos relacionados