BandNews FM

Bolsonaro aciona PGR após STF rejeitar processo contra Alexandre de Moraes

Presidente alega que ministro cometeu crime de abuso de poder

Rádio BandNews FM

Ministro Dias Toffoli já havia negado o pedido.
Ministro Dias Toffoli já havia negado o pedido.
Foto: Montagem/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro apresentou nesta quarta-feira (18) na Procuradoria-Geral da República um pedido de investigação contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, por suposto crime de abuso de poder.

A solicitação foi realizada após o ministro Dias Toffoli, também do Supremo Tribunal Federal, negar o mesmo pedido feito por Bolsonaro.

Relator do caso, Toffoli afirmou que os fatos narrados na ação inicial não constituem crime e que não há justa causa para o prosseguimento do feito.

Além disso, defendeu as alegações dizem respeito à matéria de defesa, que deve ser apresentada nos processos e não se mostra viável que sejam analisadas fora do contexto daqueles autos, ainda mais por outro Ministro que não seja o próprio ministro relator.

Bolsonaro entrou com uma notícia crime contra Moraes por causa abuso de autoridade, questionando a inclusão dele no inquérito que investiga a disseminação de notícias falsas contra a suprema corte.

Moraes é o relator desse processo e, por isso, alvo de críticas do presidente da República.

Os advogados de Bolsonaro alegam que a investigação foi iniciada sem um pedido formal do Ministério Público. Afirmam também que o processo é “injustificado”, que possui um prazo “exagerado” de duração, já que a investigação continua sendo feita, e alega também que não existe “ilícito”, por considerar que não há crimes cometidos.

No entanto, o próprio Supremo Tribunal Federal já tinha validado a abertura do inquérito.

Tópicos relacionados