BandNews FM

Bolsonaro afirma em Dubai que “Amazônia não pega fogo”

Falas do presidente são contrárias aos dados oficiais divulgados pelos órgãos nacionais

BandNews FM

Falas do presidente são contrárias aos dados oficiais divulgados pelos órgãos nacionais
Falas do presidente são contrárias aos dados oficiais divulgados pelos órgãos nacionais
Foto: Alan Santo/Presidência da República

Após reclamar de ataques que o país teria sofrido durante a COP 26, conferência do clima realizada em Glasgow, na Escócia, que terminou na sexta-feira (12), Jair Bolsonaro voltou a criticar a imagem que é passada do Brasil no exterior. 

O presidente da República, que está em Dubai participando de um fórum de investimentos, convidou os presentes para, segundo ele, descobrirem pessoalmente como é a Amazônia: 

“Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem e um passeio pela Amazônia é algo fantástico, até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo. Que os senhores vejam realmente o que ela tem. Com toda certeza, uma viagem inesquecível. ”, apontou Bolsonaro. O chefe do Executivo também afirmou: "Além de turismo, conhecer aquilo que seria um paraíso aqui na Terra. A Amazônia é um patrimônio, a Amazônia é brasileira. E vocês lá comprovarão isso e trarão realmente uma imagem que condiz com a realidade. Os ataques que o Brasil sofre quando se fala em Amazônia não são justos. Lá, mais de 90% daquela área está preservada, está exatamente igual quando foi descoberto no ano de 1500. A Amazônia é fantástica".

O fato é que órgãos nacionais ligados à preservação do meio ambiente dizem o contrário, com índices apontando recordes de queimadas, superando a média histórica em agosto e com o maior número de focos de incêndio nos últimos 14 anos, dado registrado em junho.

Bolsonaro segue no Oriente Médio. Na terça-feira (16), o presidente cumprirá agenda no Bahrein, e na quarta (17), no Catar.

Tópicos relacionados