BandNews FM

Bolsonaro afirma que Brasil pode enfrentar crise de desabastecimento em 2022

Presidente culpou a crise energética na China e alertou para o risco de faltar fertilizantes, impactando a produção de alimentos

Rádio BandNews FM

Um dos principais efeitos da falta de produtos, se nada for feito, será o aumento de preços
Um dos principais efeitos da falta de produtos, se nada for feito, será o aumento de preços
Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (7) que o Brasil pode enfrentar uma crise de desabastecimento no ano que vem.

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente culpou a crise energética na China e alertou para o risco de faltar fertilizantes em 2022.

"Agora, temos um outro problema, pessoal. Eu vou avisar um ano antes. Fertilizantes. Por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço, vai aumentar mais e vai faltar", disse.

Segundo ele, um dos principais efeitos da falta de produtos, se nada for feito, será o aumento de preços.

De acordo com o chefe do Executivo, a Secretaria de Assuntos Estratégicos está concluindo a elaboração de um plano emergencial para a compra de fertilizantes.

Em transmissão nas redes sociais, o presidente voltou a falar do aumento no preço dos alimentos. A inflação em alta tem prejudicado as famílias brasileiras nos últimos meses. Nesta sexta, o índice oficial de inflação do IBGE apontou que os preços já subir mais de 10% no acumulado dos últimos 12 meses e o mês de setembro teve o mais aumento no índice desde 1994.

Bolsonaro disse que o problema de inflação é global e destacou que nem tudo é culpa exclusiva do Brasil.

Tópicos relacionados