BandNews FM

Bolsonaro anuncia indicado ao STF para ministros e faz mudança na AGU

André Mendonça é evangélico e atual chefe da Advocacia-Geral da União; substituto direto de Mendonça é nomeado

BandNews FM

André Mendonça é o atual Advogado-Geral da União e deve ser indicado para uma vaga no STF
André Mendonça é o atual Advogado-Geral da União e deve ser indicado para uma vaga no STF
Foto: Anderson Riedel/Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (06), em reunião privada com ministros no Palácio do Planalto, que vai indicar André Mendonça para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. O atual ocupante da cadeira, o ministro Marco Aurélio Mello, vai deixar o posto no próximo dia 12 de julho, quando completa 75 anos de idade.

Mendonça é o atual comandante da Advocacia-Geral da União, responsável por representar o governo federal em processos de interesse da União no STF. Ele também é pastor da igreja Presbiteriana. Com isso, o presidente cumpre a promessa de indicar um “terrivelmente evangélico” para o posto na mais alta corte do país. Pastores aliados ao presidente têm pressionado pela nomeação de um evangélico para defender causas conservadoras no Supremo.

O atual AGU também foi ministro da Justiça no governo Bolsonaro. Ele substituiu o ex-juiz Sérgio Moro, que abandonou o ministério após acusar o presidente de interferência política na Polícia Federal.

A indicação de André Mendonça deve ser oficializada apenas após a aposentadoria do ministro Marco Aurélio e é preciso aprovação do Senado para o novo ministro assuma a cadeira.

MUDANÇA NA AGU

Nesta terça-feira (06), o governo publicou no Diário Oficial da União mudanças na hierarquia da AGU. O substituto eventual do Advogado-Geral da União será Tercio Issami Tokano, que substitui Fabrício da Soller.

Caso a saída de Mendonça seja confirmada, caberá a Tercio Tokano representar o governo no STF até a indicação de um novo comandante da AGU.

Tópicos relacionados