O presidente Jair Bolsonaro se reúne nesta segunda-feira (20) com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, em Nova York.
Bolsonaro está no Estados Unidos para participar da Assembleia-Geral da ONU. O primeiro compromisso do chefe do Executivo brasileiro na Organização das Nações Unidas está marcado para esta terça-feira (21).
No encontro com Boris Johnson, primeira reunião bilateral entre os chefes dos dois países, devem ser discutidos temas como sustentabilidade, meio-ambiente, e comércio e outros.
Também nesta segunda-feira (20), o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, se reunirá com o secretário norte-americano Antony Blinken, que ocupa um dos cargos mais altos na hierarquia presidencial dos Estados Unidos.
Esse é o encontro de maior relevância entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, já que os presidentes Bolsonaro e Biden ainda não se encontraram.
Por volta das 20h, haverá também uma reunião com toda comitiva brasileira com o embaixador Ronaldo Costa Filho, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.
Bolsonaro será o primeiro a discursar na Assembleia da ONU na terça-feira (21). É tradição o Brasil abrir as declarações dos chefes de estado.
AINDA EM NOVA YORK...
Alvo de protestos, Jair Bolsonaro entrou neste domingo (19) pelos fundos do hotel onde está hospedado, a pedido do Serviço Secreto dos Estados Unidos.
Na porta, um pequeno grupo de manifestantes segurava faixas com os dizeres “Fora Bolsonaro” e “Bolsonaro Genocida”.
Para driblar a exigência de vacinação em bares e restaurantes de Nova York, o presidente – que ainda não está imunizado – saiu para comer uma pizza na rua com a comitiva.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram Jair Bolsonaro ao lado de ministros como o da Saúde, Marcelo Queiroga, do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e do Turismo, Gilson Machado.