O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quinta-feira (30) a decisão do Ministério das Relações Exteriores em recusar a ajuda oferecida pelo governo argentino para o atendimento às vítimas das chuvas na Bahia. Nesta quarta-feira (29), o Itamaraty enviou documento à chancelaria da Argentina afirmando que o Exército já atua para minimizar os impactos dos temporais. A última atualização da Defesa Civil aponta que 24 baianos morreram desde o início do período chuvoso e 60 mil pessoas foram impactadas de alguma maneira pelas águas.
O chefe do Executivo tem sido criticado por manter o período de descanso do Réveillon. Ele está em Santa Catarina acompanhando por parentes e pretende celebrar a virada do ano por lá.
Bolsonaro tem dito que os ministros atuam na região e disse a apoiadores que não pretende voltar a Brasília antes do previsto, no dia 3 de janeiro.
Nesta quinta-feira, o presidente deixou o Forte da Marinha em São Francisco do Sul e percorreu 90 quilômetros até o Beto Carrero World, parque de diversões localizado na cidade de Penha.
O presidente participou de um show acrobático de carros que leva a marca Hot Wheels, famosa franquia de brinquedos. Bolsonaro foi saudado pela plateia que acompanhava o espetáculo. Imagens do passeio foram divulgadas nas redes sociais do político e estavam editadas.
Também pelas redes sociais, o presidente anunciou que esteve em uma unidade da rede de Lojas Havan. O espaço é administrado pelo empresário Luciano Hang, apoiador do chefe do Executivo.