BandNews FM

Bolsonaro diz não acreditar em voto impresso em 2022; projeto será votado em agosto

Presidente e aliados alegam, sem apresentar provas, haver fraude nas urnas eletrônicas

BandNews FM

Bolsonaro disse para apoiadores que voto impresso para 2022 não deve ser aprovado.
Bolsonaro disse para apoiadores que voto impresso para 2022 não deve ser aprovado.
Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse na noite desta segunda-feira (19) achar difícil a aprovação do voto impresso para as eleições de 2022. A declaração foi dada a apoiadores que o aguardavam no Palácio do Planalto e foi registrada em vídeo na internet. Bolsonaro afirmou ainda que não dá para as eleições serem comandadas por quem tirou Lula da cadeia. A fala desconexa lança mais uma vez dúvidas sobre o processo eleitoral brasileiro.

Bolsonaro é defensor da impressão do voto desde os tempos de deputado e elevou o tom nas últimas semanas em defesa da proposta, que é rechaçada pelo Tribunal Superior Eleitoral por colocar em perigo o sigilo do voto e a segurança do processo eleitoral atual. Jair Bolsonaro chegou a dizer que não haveria eleição sem a implantação do mecanismo de impressão do voto.

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto para a implantação do chamado voto impresso auditável. A urna eletrônica imprimiria um comprovante para a verificação do voto digitado e o papel seria depositado em uma outra urna para fins de conferência ao final da votação. A proposta foi apresentada na casa pela deputada Bia Kicis e tramita em uma comissão especial.

Na semana passada, a sessão para votação da proposta reatada pelo deputado Filipe Barros foi encerrada sem a apreciação do texto. Foi uma manobra da base governista, que ainda busca apoio para a medida. Em Brasília, havia a certeza de que a proposta seria derrubada após 11 partidos políticos se declararem contra o voto impresso.

Em outras duas ocasiões, mesmo com autorização do Congresso, o Supremo Tribunal Federal já declarou o voto impresso inconstitucional por colocar em risco o sigilo e a inviolabilidade do voto.

A comissão especial do voto impresso volta a se reunir em agosto, na volta do recesso parlamentar, mas a própria dados do presidente coloca dúvidas quanto a aprovação da medida.

Tópicos relacionados