BandNews FM

Bolsonaro entra com ação para impedir inquéritos sem aval do MPF

Pedido é assinado pelo presidente e pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco; atualmente, Bolsonaro responde a 5 inquéritos

Rádio BandNews FM

Jair Bolsonaro questiona artigo do regimento interno do STF que deu origem ao inquérito das fake news
Jair Bolsonaro questiona artigo do regimento interno do STF que deu origem ao inquérito das fake news
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta quinta-feira (19), Jair Bolsonaro entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para impedir a abertura de inquéritos de ofício – ou seja, sem aval do Ministério Público Federal.

Nesta sexta-feira (20), no Twitter, o presidente disse que os atos de ofício são “atos processuais adotados contrariando as liberdades individuais e os princípios constitucionais”.

O pedido é assinado pelo presidente e pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco, e se torna mais um capítulo da crise entre o Palácio do Planalto e o Judiciário.

Jair Bolsonaro questiona o artigo do regimento interno do STF que deu origem ao inquérito das fake news, aberto em 2019 pelo ministro Dias Toffoli.  

No início do mês, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, o relator do caso, Alexandre de Moraes, incluiu o presidente entre os investigados por causa dos ataques às urnas eletrônicas.  

Durante evento em Cuiabá, Jair Bolsonaro disse ser importante retomar o diálogo, mas voltou a reclamar dos processos abertos no STF.

Atualmente, ele responde a 5 inquéritos –  quatro no Supremo e um no TSE.

Tópicos relacionados