Mônica: Bolsonaro mobiliza deputados por aprovação da anistia, e governo Lula entra em alerta

Ex-presidente articula de maneira intensa para conseguir apoio na Câmara em torno do projeto; entre os votos contabilizados, faltaria apenas o apoio do Republicanos para fechar maioria

A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quinta-feira (13) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mobilizou parte da Câmara dos Deputados em torno do projeto de anistia e está próximo de formar maioria para aprovar uma lei que possa anistiar os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.

Para que o projeto de lei possa ser aprovado, é necessário a votação positiva de 257 dos 513 parlamentares. No entanto, algumas lideranças do governo federal entendem que a oposição já alcançou este número.

Bolsonaristas, no entanto, ressaltaram a Bergamo que este número - de 257 parlamentares - ainda não foi conquistado. Atualmente, para a oposição, faltaria apenas assegurar o apoio do Republicanos, presidido por Marcos Pereira e que conta com o governador Tarcísio de Freitas - apadrinhado politicamente por Bolsonaro -, de São Paulo, como uma de suas lideranças.

Em um cenário onde o Republicanos assegure cerca de 20 votos para a votação da matéria, a ideia do líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), é de levá-la à votação em ritmo de urgência nas próximas semanas.

A base do governo Lula, no entanto, promete enfrentar forte resistência a aprovação da medida e já entende que o ex-presidente está com a liderança nos votos sobre a matéria na Câmara.

Tópicos relacionados