BandNews FM

Bolsonaro oficializa nome de André Mendonça ao STF

Senado ainda precisa marcar a data da sabatina do atual Advogado Geral da União e aprovar a indicação

Rádio BandNews FM

André Mendonça ainda precisa ser sabatinado e aprovado pelos senadores
André Mendonça ainda precisa ser sabatinado e aprovado pelos senadores
Foto: Alan Santos/PR

Em mensagem encaminhada ao Senado Federal, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13), o nome de André Mendonça foi confirmado para ocupar a vaga do ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou nesta semana.

Bolsonaro já havia confirmado que indicaria o AGU e, por muitas vezes, sinalizou que indicaria um evangélico ao cargo. Nesta segunda-feira (12), após uma reunião com o presidente do STF, o ministro Luiz Fux, ele bateu o martelo.

André Mendonça ainda precisa ser sabatinado e aprovado pelos senadores, o que ainda não tem data para acontecer.

QUEM É ANDRÉ MENDONÇA?

Nascido em em Santos, Litoral de São Paulo, Mendonça tem especialização em direito público pela Universidade de Brasília, além de mestrado e doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Ele trabalhou como professor do curso de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Brasília e está na AGU desde o ano 2000.

Foi indicado ao cargo de advogado-geral da União quando Bolsonaro tomou posse, em 2019, e também foi ministro da Justiça e Segurança Pública em 2020, retornando ao comando da AGU em março deste ano.

Além de bacharel em direito, Mendonça também é formado em teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana, em Londrina, Paraná, e atua como pastor na Igreja Presbiteriana do Brasil, em Brasília.

Tópicos relacionados