BandNews FM

Bolsonaro recorre contra depoimento presencial determinado pelo STF

Ministro Alexandre de Moraes determinou que o presidente comparecesse às 14h para depor à Polícia Federal

BandNews FM

Bolsonaro recorre contra depoimento presencial determinado pelo STF
Bolsonaro recorre contra depoimento presencial determinado pelo STF
Foto: Marcos Côrrea/PR

O presidente Jair Bolsonaro decidiu nesta sexta-feira (28) recorrer da decisão que o obriga a prestar depoimento presencialmente na investigação sobre a divulgação de inquérito sigiloso do Supremo Tribunal Federal.

As informações são da repórter Nathália Pase.

Nesta quinta-feira (27), o ministro Alexandre de Moraes determinou que Bolsonaro comparecesse na sede da Polícia Federal para prestar esclarecimentos.

A Advocacia-Geral da União deve protocolar o recurso antes do horário marcado para o depoimento, às 14h.

Por volta do meio dia desta sexta (28), o presidente saiu do Palácio do Planalto e foi em direção ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

O chefe do Executivo já havia solicitado que Moraes o dispensasse do depoimento, mas o magistrado negou a solicitação ainda em 2021 e ordenou que a oitiva fosse agendada até o dia 28 de janeiro. O presidente não marcou uma data para prestar esclarecimentos durante o período disponibilizado pelo magistrado e então teve o depoimento marcado à revelia.

A ministra Rosa Weber, vice-presidente do STF, é quem está no plantão do Judiciário e seria a responsável por decidir pelo recurso do presidente.

Ainda não há informações sobre as sanções ao presidente caso ele de fato não compareça ao depoimento.

Bolsonaro é acusado de ter divulgado informações sigilosas de um processo judicial que apurava supostas tentativas de invasão ao sistema da Justiça Eleitoral. O presidente usou o processo para reafirmar um discurso contra o voto eletrônico em uma transmissão na internet.

Tópicos relacionados