Bortoleto: persistência e foco vem desde o kart, afirma 1º coach do piloto

Danilo Dirani deu uma entrevista exclusiva à BandNews FM sobre começo do brasileiro no automobilismo

Isabela Mota

Bortoleto: persistência e foco vem desde o kart, afirma 1º coach do piloto
Danilo Dirani e Gabriel Bortoleto
Foto: Arquivo pessoal

Gabriel Bortoleto, de 20 anos, será o representante do Brasil na Fórmula 1 em 2025, o primeiro desde a saída de Felipe Massa em 2017. Ele vai correr pela Sauber ao lado de Nico Hulkenberg. 

O contrato veio depois de uma carreira marcada por vitórias na base. A consistência na pista fez com que o paulista chamasse atenção das equipes e de grandes nomes, como Fernando Alonso, o campeão mundial é um dos responsáveis pelo gerenciamento de carreira do brasileiro. Tudo isso é resultado de uma vida de persistência.

Afinal, foi com apenas seis anos que ele começou no kart, ainda em São Paulo, mas com certeza de sobra do que ele queria ser.

O piloto Danilo Dirani foi o primeiro coach do Bortoleto, e nem era pra ser, foi a insistência do menino que fez a vida deles se cruzarem:

Eu lembro que ele pequenininho vinha e dizia: ‘Ô Danilo, você vai ser meu coach? Ô Danilo, você vai ser meu coach? Ô Danilo, você vai ser meu coach? E eu dizia que ia, só que o dia passa e você acaba esquecendo. Aí chegava outra semana de treino e ele vinha: ‘Ô Danilo, você vai ser meu coach?’ Até que o pai dele, o Lincoln, falou ‘ Danilo, você tem que vir uma outra vez e dar uns toques para o Bibi, se não ele não vai me deixar em paz e nem você’.

 

Depois disso, ele foi pra Europa, correu de kart por lá, fez a Fórmula 4, a Fórmula Regional Europeia, Venceu a Fórmula 3 no ano de estreia e repetiu o feito na Fórmula 2.

Além dele, apenas Leclerc, Piastri e Russell conseguiram os mesmos trófeus como estreantes.

Gabriel esteve sempre pronto, no lugar certo e na hora certa. Na Fórmula 1 os desafios devem ser maiores, principalmente em uma equipe com um carro não tão competitivo. Mas, o Danilo destacou que uma das características do Bortoleto é a adaptabilidade:

Pelo o que vi desde pequeno, ele é muito adaptável. Isso tem muito no automobilismo, você faz uma classificação a pista está de um jeito, a corrida é duas da tarde, a pista muda, está quente, a condição de pneu muda. O kart ensina muito nessas condições, você tem essas variações. Ele vai com o que tem mesmo e ele tira o melhor do que tem no momento.

Apesar de não continuarem juntos no dia a dia, a amizade dos dois continua e o Danilo deixou a torcida para o “Bibi”.

Bibi, mandar ver, hein, cara? Faz mais de 10 anos que a gente está junto e eu vou estar torcendo com certeza e mandando toda energia boa possível. Acelera e faz o que você sabe fazer de melhor que com certeza as coisas vão guinar para o caminho certo.