O pré-candidato do PSOL ao governo de São Paulo, Guilherme Boulos, pretende retomar a gratuidade no transporte público para maiores de 60 anos, caso seja eleito. Boulos abriu a série de entrevistas que a Rádio BandNews FM começou nesta segunda-feira (7) para ouvir os políticos que pretendem disputar a cadeira do Palácio dos Bandeirantes.
Todos os pré-candidatos foram convidados e deverão ser entrevistados nos próximos dias no BandNews São Paulo Primeira Edição.
Guilherme Boulos criticou o fim da tarifa gratuita para as pessoas acima de 60 anos. Atualmente, só quem tem mais de 65 não paga a passagem:
"Sem sombras de dúvidas, nós precisamos retomar a gratuidade de pessoas entre 60 e 65 anos. Aliás, foi um absurdo a medida tomada pela Prefeitura de São Paulo junto com João Doria, pelo governo do estado, de interromper a gratuidade. Estelionato eleitoral. Tomaram um mês depois de terem vencido as eleições e não disseram isso em nenhum momento da campanha".
O pré-candidato do PSOL também comentou as avaliações de rendimento escolar na rede estadual de ensino. Segundo levantamento divulgado na semana passada, o estudante que terminou o Ensino Médio em 2021 teve uma defasagem de quase seis anos em matemática, por exemplo.
Guilherme Boulos citou a experiência dele como professor de escola pública na resposta:
"Isso não é resultado apenas da pandemia. Claro que o ensino à distância e a dificuldade de acesso agravou o problema, mas a gente já estava sem investimento na educação há um bom tempo. Professores desvalorizados e sem adequação nos ambientes escolares".
Guilherme Boulos é coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e explicou como pretende abordar o déficit habitacional, caso eleito governador:
"Achar que alguém mora em área de risco porque quer é não conhecer a realidade brasileira."
O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro.
Já o primeiro debate na TV aberta será na tela da Band, com transmissão simultânea da Rádio BandNews FM, em 7 de agosto.