Por causa do aumento da taxa de ocupação nos leitos de UTI na rede pública de saúde, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, antecipa o decreto de restrições, que começaria na próxima segunda-feira (1), para às 00h de domingo (28).
De acordo com o novo documento, todos os serviços e estabelecimentos comerciais ficam suspensos. Também estão proibidos os eventos que exijam licença, escolas, universidades públicas e privados, academias, museus, parques, boates, feiras populares e clubes recreativos.
Nos shoppings centers, estão autorizados o funcionamento de laboratórios, clínicas de saúde e farmácias. Estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, centros estéticos como salões de beleza, barbearias, oficinas mecânicas, comércio ambulante e construção civil também não vão abrir em nenhum momento do dia a partir do início do decreto.
Ficam abertos apenas supermercados considerados essenciais, mercearias, postos de combustíveis, farmácias, hospitais, clinicas veterinárias, funerárias, serviços de energia, água, esgoto, telefonia e coleta de lixo, material de construção e rituais de qualquer credo ou religião.
Além disso, fica proibida a venda de bebidas alcoólicas após às 20h em todos os estabelecimentos autorizados a funcionar.