Cria das categorias de base do Santa Cruz, Ibson Melo teve a primeira experiência no exterior no Valencia B, da Espanha. Também passou pelo Chipre, Portugal até desembarcar na Tailândia, sendo mais de oito anos morando fora do país.
Na quarta temporada na Tailândia, Ibson tem celebrado a boa fase artilheira da carreira com 14 gols. O clube está fora da zona de classificação dos playoffs, mas Ibson ressalta que foram quatro acessos seguidos do Khon Keen United, com a promessa de ser ainda mais competitivo na próxima temporada, que será a segunda na elite do futebol local.
"Depois que você se profissionaliza, vem a parte difícil de manter o mesmo nível esportivamente. Quando mudei para o exterior, não sabia falar outros idiomas, precisei me adaptar não só culturalmente, mas no estilo de jogo. Como aqui é quente e eu sou do Recife, a adaptação foi perfeita. Um país moderno com uma liga cheia de brasileiros", explica o atacante.
Em entrevista exclusiva à rádio BandNews FM, Ibson Melo falou sobre os principais pontos turísticos na Tailândia, que ele gosta de curtir com a família, como as ilhas paradisíacas. Além de como funciona a rotina de treinos, infraestrutura do clube, gastronomia, o aprendizado do idioma e a vivência em outros clubes do exterior.
“O que mais chama atenção é a parte cultural. Nós, brasileiros, somos respeitados no âmbito esportivo pela nossa história no futebol. Mas a educação, como somos tratados, a segurança e a tranquilidade de sair sem precisar se preocupar com algumas coisas, faz a diferença. Quero jogar um tempo fora ainda, pois tenho contrato até 2024. Tenho o sonho de jogar mais uma vez no Santa Cruz. Mas algumas coisas pesam como a oportunidade de oferecer uma educação melhor para a minha filha de apenas 3 anos”, finaliza Ibson.