O embaixador e assessor especial da presidência da República Celso Amorim afirma que o país deve anunciar uma parceria com a China durante a viagem ao país no final de março. A declaração foi dada durante a cerimônia de lançamento do Climate Hub Rio, nesta terça-feira (14) no Museu do Amanhã, na Zona Portuária da Capital Fluminense.
A iniciativa da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, é um polo de estudos nas áreas de clima e meio ambiente. O Climate Hub deve atuar em fase experimental nos dois primeiros anos com desenvolvimento de projetos de pesquisa. O objetivo também é fazer uma cooperação entre a universidade de Nova York com o Brasil.
O ex-ministro das Relações Internacionais comentou também que o presidente Lula deve conversar sobre clima, infraestrutura e investimentos com o país asiático. Celso Amorim disse que a parceria com a China pode ser um fundo ou um programa de metas.
A prefeitura do Rio patrocina o Climate Hub, por meio de uma parceria público-privada. A cidade vai investir ao todo cerca de US$ 3 milhões até 2024. A primeira parcela foi paga no ano passado, no valor de US$ 1 milhão.
A instituição vai funcionar no Columbia Global Center Rio, um dos dez escritórios da universidade. A unidade é sediada há dez anos no Centro do Rio de Janeiro, e deve oferecer bolsas para pesquisadores e cientistas do Brasil, com a nova iniciativa.
Além de ter sido sede da ECO-92 e ter realizado a Rio+20, a capital fluminense foi escolhida também por ser uma cidade costeira e enfrentar problemas, principalmente em decorrência das mudanças climáticas.
O Climate Hub terá quatro atividades principais: ensino; organização de eventos e programação relacionados ao clima, como transição energética, uso da terra e equidade climática; intercâmbio estudantil entre talentos acadêmicos e fomentos de políticas climáticas no mundo.
A ministra do Meio Ambiente Marina Silva participaria do lançamento, mas está internada em Brasília, com sintomas de gripe. A titular da pasta foi substituída pela Secretaria Nacional de Mudanças do Clima Ana Toni.
Nos próximos meses, o Climate Hub deve negociar uma possível parceria com o Ministério do Meio Ambiente. A abertura lembrou os cinco anos da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, que foram executados no dia 14 de abril de 2018.