Brasil está próximo de acabar com roaming internacional em mais três países

Cobrança de taxa para serviços de telefonia móvel foi extinto após acordo com o Chile; Argentina, Uruguai e Paraguai podem entrar na lista

BandNews FM

O jornalista André Coutinho participou do BandNews FM no Meio do Dia durante a tarde desta quinta-feira (27) e comentou sobre a possibilidade do Brasil estender o fim do roaming internacional para outros três países da América Latina.

Segundo o colunista, as tratativas do governo federal - junto ao Congresso - estão avançadas para que haja um roaming livre na Argentina, Uruguai e Paraguai. O acordo já está sob discussão desde 2019.

"Hoje em dia, convenhamos, é praticamente impensável não estar conectado o tempo inteiro. Seja para publicar alguma foto na rede social ou para tirar alguma dúvida e utilizar aplicativos importantes de locomoção, encontrar bons restaurantes, atrações ou comprar ingressos."

Iniciativa já em vigor

Nesta semana, foi anunciado que a tarifa internacional não mais será cobrada para brasileiros que viajarem ao Chile. Para chilenos que ingressarem no Brasil, também não haverá tarifa cobrada graças à bilateralidade do acordo.

Para os demais países, ainda há cobrança na utilização dos dados móveis nas operadoras de telefone celular. Para aqueles que pretendem gastar um valor menor com o uso da internet fora do solo brasileiro, há a opção de contratar um plano de internet de uma empresa telefônica local.