BandNews FM

Brasil receberá 3 milhões de doses da Janssen nesta terça

Imunizante assegura 85% de eficácia nos casos mais graves da doença, afirma ministro da Saúde

Rádio BandNews FM

Vacina da Janssen é, até então, a única aprovada internacionalmente que é aplicada em apenas uma dose
Vacina da Janssen é, até então, a única aprovada internacionalmente que é aplicada em apenas uma dose
Foto: Reprodução/Janssen

O Brasil receberá 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, na manhã desta terça-feira (15).

De acordo com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que fez o anúncio da chegada dos imunizantes, essa vacina assegura 85% de eficácia nos casos mais severos da doença.

O lote, que chegará ao País, foi aprovado pelo FDA, órgão de fiscalização sanitária norte-americano e é a primeira remessa das 38 milhões de doses adquiridas pelo governo brasileiro.

Essa remessa, no entanto, chegará próximo do prazo de validade, que é dia 27 de junho. Por conta disso, as doses serão remanejadas apenas para as capitais brasileiras após passarem 48 horas no Centro de Logística.

A Anvisa, com base em protocolos usados pela FDA, pode aumentar o prazo de validade das doses de 12 para 18 semanas, o que deixaria o fármaco tecnicamente funcional até o dia 8 de agosto.

A vacina da Janssen é, até então, a única aprovada internacionalmente que é aplicada em apenas uma dose.

PRIMEIRA DOSE

Até agora, pouco mais de 56,5 milhões de pessoas tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil. O número corresponde a 25,8% da população.  

Nas últimas 24 horas, foram aplicadas cerca de 188 mil doses em todo o país. Entre os vacinados, 23,7 milhões receberam a segunda aplicação e, portanto, estão imunizados – o que equivale a 11,2% da população.

Tópicos relacionados