O Brasil registra uma deflação de 0,68% em julho, na comparação com o mês anterior, é a menor taxa no IPCA desde o início da pesquisa, em janeiro de 1980. A queda nos preços foi divulgado nesta terça-feira (9).
De acordo com o IBGE, a retração tem como principal fator a redução nos preços dos combustíveis e da energia elétrica.
A última vez em que o País registrou deflação, uma queda nos preços que compõem o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, aconteceu em maio de 2020.
No ano, a inflação acumulada é de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%. Na base de comparação, o avanço havia sido de 11,89% até o mês anterior.
A colunista de economia da BandNews FM Juliana Rosa avalia que a crise global gerada pela inflação em diversos países e a guerra entre Ucrânia e Rússia tem levado a uma redução no consumo e a necessidade das empresas de evitar o repasse total da alta de preços para os consumidores.
Ela destaca também que a redução dos preços em julho, na comparação com o mês anterior, é o início de um alívio para o bolso dos brasileiros.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que definiu a cobrança de ICMS sobre combustíveis, energia, transporte e telecomunicações.