Brasil registra queda de 30 mil em número de policiais militares ativos

Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram déficit de vagas e problemas orçamentários

BandNews FM

Brasil registra queda de 30 mil em número de policiais militares ativos
Brasil registra queda de 30 mil em número de policiais militares ativos
Reprodução/Agência Brasil

Um estudo publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta terça-feira (27) revela que o número de policiais militares, no Brasil, sofreu uma queda de 30 mil agentes nos últimos 10 anos. O levantamento aponta ainda que há mais de 50 mil servidores abaixo do esperado entre policiais civis e peritos criminais.

O chamado “Raio X das Forças de Segurança Pública no Brasil” mostrou que atualmente há 405 mil policiais militares na ativa, uma queda de 6,8% desde 2013. O documento indica que são 96 mil agentes civis e há mais de 17 mil peritos criminais registrados.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, outro problema enfrentado pela corporação é a baixa ocupação das vagas previstas. Apenas 69% dos postos oferecidos para policiais militares estão preenchidos, enquanto entre os civis esse índice é de 63%.

No Amapá, o número de vagas criadas que não foram ocupadas chega a 39%. No outro extremo, a Paraíba tem um déficit de 23%.

Segundo a instituição, uma das razões para a queda no número de profissionais é o aumento dos custos de oficiais aposentados. O crescimento dos gastos faz com que o equilíbrio de contas fique mais difícil e, por consequência, a reposição de pessoal se torne mais complicada.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública também diz que não é possível estipular um tamanho ideal para as forças policiais e que isso depende do orçamento disponível e de uma avaliação qualitativa de cada uma das regiões.