Um novo relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29) aponta que o Brasil tem 212,6 milhões de habitantes nos 5.570 municípios brasileiros. A data referência da pesquisa é 1º de julho de 2024.
Segundo o levantamento, o número de pessoas que moram no Brasil aumentou 4,68% em relação ao Censo de 2022, quando o país tinha pouco mais de 203 milhões de habitantes.
Apenas 15 municípios têm mais de um milhão de habitantes. Delas, somente Guarulhos e Campinas figuram na lista não sendo capitais. Ao todo, 42,7 milhões de pessoas vivem nessas cidades, representando cerca de 20% da população em território nacional.
Dentre os estados, São Paulo concentra a maior parte da população com mais de 46 milhões de moradores. Em seguida, Minas Gerais com mais de 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro com cerca de 17 milhões de pessoas.
Por outro lado, o estado com menor número de habitantes é Roraima, com mais de 716 mil pessoas. Lá também foi registrado o maior crescimento populacional entre as unidades da federação em relação ao último Censo divulgado pelo IBGE, quando o estado registrava mais de 636 mil pessoas, representando um aumento de cerca de 12%.