BandNews FM

Brasil tem recorde casos de Covid em 24 horas; mortes também estão em alta

Ministério da Saúde contabilizou mais de 224 mil casos positivos e 570 mortes nesta quarta

Rádio BandNews FM

Brasil tem recorde casos de Covid em 24 horas; mortes também estão em alta
Brasil tem recorde casos de Covid em 24 horas; mortes também estão em alta
Breno Osaki/Saúde DF

O Brasil tem recorde de casos de Covid-19 notificados em um único dia com a confirmação de mais 224.567 infecções pelo coronavírus relatadas pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (26). Foram contabilizados ainda, 570 mortes pela doença, número que retoma patamares registrados anteriormente entre setembro e outubro de 2021, quando os números começaram a cair no país.

Com o avanço da variante Ômicron, que é mais transmissível, o Brasil acumula 24,535 milhões de casos conhecidos da doença e 624,4 mil óbitos desde o início da pandemia.

Os dados divulgados agora, no entanto, podem ainda refletir o apagão de dados que atingiu o Ministério da Saúde desde 10 de dezembro, quando um ataque hacker tirou do ar muitas informações sobre a Covid-19 e prejudicou justamente os sistemas de notificação de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A média móvel de novos casos está em 159.877 novas infecções confirmadas por dia, nos últimos sete dias. A média diária de mortes é de 365. As médias bateram recordes consecutivos pelo nono dia.

Na comparação com as médias de 14 dias atrás, para saber se a tendência é de queda, estabilidade ou alta, os números indicam um crescimento da pandemia no país. A média de mortes está 196% maior do que no dia 12 de janeiro. Os casos também estão em alta, com uma diferença de 205% do que 14 dias atrás.

Os dados refletem a disseminação da nova cepa do vírus e reforçam a necessidade de a população completar a janela vacinal com as três doses dos imunizantes.

Também nesta quarta (16), levantamento da Fiocruz apontou que seis estados e o Distrito Federal já têm ocupação de UTI superior a 80% para casos de Covid.