BandNews FM

Brasileiro vindo da África do Sul testa positivo para Covid-19

Anvisa declarou que ainda não há confirmação de que se trate de uma infecção pela nova variante Ômicron

BandNews FM

A Vigilância Epidemiológica do Munícipio de Guarulhos também acompanha o caso.
A Vigilância Epidemiológica do Munícipio de Guarulhos também acompanha o caso.
Fernando Frazão / Agência Brasil

Um passageiro brasileiro vindo da África do Sul testou positivo para Covid-19 neste sábado (27), após testar negativo 72 horas antes de seu embarque.

Segundo a Anvisa, o passageiro foi submetido à um novo teste de Covid-19 no Aeroporto de Guarulhos e nesta ocasião, testou positivo para a doença. 

O passageiro encontra-se em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Até o momento, não há confirmação de que se trate de uma infecção pela nova variante Ômicron.

Ainda de acordo com a agência, o brasileiro segue em monitoramento epidemiológico pelo Ministério da Saúde e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual. A Vigilância Epidemiológica do Munícipio de Guarulhos também acompanha o caso.

A partir desta segunda-feira (30), não podem pousar no Brasil voos vindos da África do Sul, de Botsuana, da Namíbia, de Zimbábue, de Lessoto e de Essuatíni, - a antiga Suazilândia.

Quem estiver em um desses seis países vai precisar passar por uma quarentena de 14 dias em outro lugar antes de viajar ao Brasil.

Anvisa recomendou ao governo federal que estenda a restrição aos passageiros de Angola, Moçambique, Zâmbia e Malawi. Por enquanto, não tem manifestação do ministério da Saúde nesse sentido.

A variante Ômicron já foi registrada em quatro continentes – África, Europa, Ásia e Oceania – e vem provocando uma série de restrições de países pelo mundo, como nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Por aqui, o ministro da Saúde pediu calma à população.

Tópicos relacionados