O consumo de brasileiros em supermercados teve queda de 2,3% entre julho e agosto deste ano. Esse é o quinto recuo mensal em 2021, segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados.
Apesar da queda contabilizada nos últimos meses, o acumulado do ano segue positivo: 3,15%. De acordo com a pesquisa, a alta da inflação e o desemprego, além da elevação do dólar, são alguns dos principais responsáveis pela queda das compras nos mercados.
O setor, no entanto, está otimista para datas de grande consumo, como a Black Friday, em novembro, e o Natal.
Em agosto, o gasto com produtos da cesta Abrasmercado, que abrange 35 produtos de grande consumo nos supermercados, como batata, café e frango, continuou com tendência de alta, fechando o mês em R$ 675,73. O valor representa um aumento de mais de 22% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ainda segundo a pesquisa, a batata teve a maior alta em agosto, 20%, seguida do café torrado, que registrou aumento de mais de 10%. Já as maiores quedas foram verificadas no preço da cebola, com recuo de quase 5%, e no custo do refrigerante pet, com redução de 2,8%.
Por fim, João Pessoa foi a cidade com maior variação de preços entre agosto do ano passado e agosto deste ano, com alta de mais de 32%.