Brasileiros não são liberados para deixar Gaza no 3º dia de passagem humanitária

571 estrangeiros deixaram a zona de conflito nesta sexta (03) pela passagem de Rafah, que interliga o Egito à Faixa de Gaza

BandNews FM

Brasileiros não são liberados para deixar Gaza no 3º dia de passagem humanitária
Brasileiros não são liberados para deixar Gaza no 3º dia de passagem humanitária
Foto: REUTERS/Arafat Barbakh

Brasileiros ainda não são autorizados a deixar a Faixa de Gaza através da passagem humanitária aberta pelo Egito.

Na manhã desta sexta-feira (03), no horário local, o governo egípcio anunciou a terceira lista com os nomes dos autorizados a deixar a zona de conflito. Ao todo, foram liberados 571 estrangeiros de seis países: Alemanha, Estados Unidos, Itália, Indonésia, México e Reino Unido. A maioria norte-americanos e britânicos, 367 e 127, respectivamente.

A ausência de brasileiros foi confirmada pelo embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.

Na noite de quinta-feira (02), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Viera, ligou para o chanceler do Egito, Sameh Shoukry e pediu empenho do lado egípcio para a inclusão dos brasileiros, o mais rápido possível, na lista de retirada de estrangeiros.

A informação foi confirmada pelo Itamaraty nas redes sociais:

 

Quando autorizados, os brasileiros poderão sair da região pela cidade de Rafah, que marca a fronteira de Gaza e do Egito, mas ainda não há confirmação do momento em que isso vai ser concretizado. São 34 pessoas, entre 24 nacionais, 7 palestinos com autorização de entrada no Brasil e 3 palestinos familiares próximos que darão início à imigração. São 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens.

A saída de civis foi autorizada pela primeira vez na quarta-feira (02).