Um em cada cinco brasileiros admite que já praticou algum ato ilícito, como fraudes, seja contra empresas, pessoas ou o governo.
Os dados são de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o SPC, em parceria com o Sebrae e divulgada nesta quarta-feira (03).
De acordo com o estudo, entre os que sofreram algum tipo de fraude nos últimos 12 meses, quase 24% fizeram uso de “gato” em serviços de TV, internet, luz ou telefone.
Outros 15% assumiram ter mentido que determinado produto estava anunciado por valor diferente, com o objetivo de pagar mais barato.
Pouco mais de 14% admitiram ter consumido mercadorias dentro de uma loja para não pagar por ele. Além disso, 13% cancelaram compras via internet mesmo após ter recebido o produto.
A pesquisa mostra ainda que 12% fraudaram comprovantes de renda ou residência e 11% chegaram a usar o plano de saúde de terceiros para passar em consultas ou exames.
Os dados também apontam que cerca de 39% dos brasileiros já deixaram de declarar algum bem para não pagar mais na declaração do Imposto de Renda.
Por fim, o levantamento mostrou que 54% dos fraudadores tiveram sucesso e não foram penalizados.