Após desembarcarem em Brasília, o grupo de 32 brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza passará por acompanhamento médico e psicológico por dois dias na capital federal.
Eles chegaram no Brasil na noite desta segunda (13) no avião presidencial que saiu do Egito e foram recebidos pelo presidente Lula, a primeira-dama, Janja da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Duas crianças que estavam no grupo precisaram ser retiradas da aeronave de ambulância por estarem com casos de desnutrição.
Foram 22 cidadãos brasileiros, 10 palestinos – três parentes de primeiro grau de brasileiros, e sete portadores do Registro Nacional de Migração (RNM).
Quem não tem parentes no Brasil será abrigado em um alojamento, no interior de São Paulo, a cerca de duas horas de Guarulhos, segundo o secretário nacional de Justiça, Augusto Arruda Botelho. A localização não foi divulgada por questões de segurança.