O ministro das Relações Exteriores afirmou nesta sexta-feira (03) que o grupo de brasileiros vivendo atualmente na Faixa Gaza vão deixar a região até a próxima quarta-feira (08). Segundo Mauro Vieira, a garantia foi dada pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, com quem o chanceler conversou por telefone recentemente.
"Ele me garantiu que sairão até quarta-feira, que fará todo o possível para antecipar um ou dois dias, mas na quarta-feira dá todas as garantias. Isso foi um processo de conversa, de negociação de alguns dias e hoje eu tive essa boa notícia, dada por uma alta autoridade do governo de Israel", disse o ministro.
Desde a semana passada, foram divulgadas três listas com autorização para saída de mais de 1.500 estrangeiros, a maioria norte-americanos. Além dos Estados Unidos, dá deixaram Gaza cidadãos da Alemanha, Reino Unido, Coréia do Sul, Croácia, Azerbaijão, Barhein, Bélgica e Grécia.
O Itamaraty mantém um avião da Força Aérea Brasileira no Aeroporto do Cairo, no Egito, para a missão de repatriação dos 34 brasileiros que vão atravessar a passagem de Rafah nos próximos dias.