BandNews FM

Brasília será primeira capital brasileira a contar com 5G

Atualmente, operadoras realizam testes com o sinal em diferentes localidades; previsão revisada é que todas as capitais tenham o sinal do 5G até setembro

Rádio BandNews FM

Agência Nacional de Telecomunicações confirmou a chegada da internet móvel
Agência Nacional de Telecomunicações confirmou a chegada da internet móvel
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A quinta geração de internet, o chamado 5G, vai ser ativado oficialmente em Brasília na quarta-feira (6). Com isso, a capital federal será a primeira cidade do país a contar com a tecnologia, que já estava em teste desde o início de 2022 em diferentes capitais brasileiras.

A Agência Nacional de Telecomunicações confirmou nesta segunda-feira (4) a chegada da internet móvel de alta velocidade.

A previsão inicial do Ministério das Comunicações era que todas as capitais brasileiras tivessem o sinal em pleno funcionamento até o fim de julho. Mas diante de algumas dificuldades logísticas e para importação de equipamentos, o prazo foi estendido pelo governo federal até o dia 29 de setembro.

Algumas operadoras fazem propaganda afirmando que oferecem o 5G em alguns locais, mas o serviço vendido como de alta velocidade não tem o chamado sinal puro, já que utiliza frequências de 4G com antenas mais modernas.

A ideia é de que, com o 5G puro, seja possível iniciar o uso e a implementação da chamada internet das coisas, com a possibilidade de diversas atividades, como cirurgias a distância.

Para acessar o 5G que vai entrar em operação nesta semana, basta que a pessoa tenha um aparelho que venha com essa tecnologia e um pacote de serviço já compatível com o 5G.

Tópicos relacionados