BandNews FM

Butantan e Fiocruz confirmam fabricação de novas vacinas com liberação de insumos da China

Rádio BandNews FM

Butantan e Fiocruz confirmam fabricação de novas vacinas com liberação de insumos da China
Butantan e Fiocruz confirmam fabricação de novas vacinas com liberação de insumos da China
Unsplash

O governador João Doria anuncia pelo Twitter que o Instituto Butantan vai receber uma nova remessa do IFA importada da China. A postagem desta segunda-feira (17) aponta que a previsão é de que a carga com 4 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo chegue no dia 26 de maio. Com o lote, será possível produzir 7 milhões de doses da CoronaVac.

A produção da vacina do Butantan está paralisada desde a semana passada por falta de insumos. O Governo de São Paulo tem afirmado que a demora na liberação dos insumos é motivada por declarações contra a China feitas pelo presidente Jair Bolsonaro e integrantes do governo federal.

Já a Fiocruz confirmou a estimativa de entregar 18 milhões de doses da AstraZeneca até meados de junho. No momento, esses imunizantes estão em processo de controle de qualidade na instituição, no Rio de Janeiro.

Durante visita às instalações da fundação nessa segunda-feira, o ministro da Saúde pediu a colaboração da indústria para a compra de insumos a fim de aumentar a testagem no Brasil e para adquirir equipamentos de proteção. A unidade produtora da vacina da AstraZeneca está localizada no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), na unidade da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Até agora, cerca de 35 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzidas com IFA importado, já foram entregues pela instituição para distribuição a todos os estados e ao Distrito Federal.

Novas remessas do IFA para a Fiocruz chegam da China nos dias 22 e 29 de maio.

Sobre a vacinação e o sistema de saúde brasileiro durante a pandemia, a BandNews FM organiza um fórum sobre o tema em comemoração aos 16 anos da rádio.

No dia 20, entre 12h e 13h, o Fórum “Vem, Vacina” contará com a participação do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e da diretora-geral assistente da OMS, Mariângela Simão.

A apresentação será de Sheila Magalhães e de Luiz Megale. Não perca!