O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirma que o banco vai oferecer redução ou suspensão das prestações de financiamento imobiliário por até seis meses. Os valores podem variam entre 25% a 74,99%.
Para reduções acima desse valor, o solicitante tem que comprovar a perda de rendimentos.
Também foi anunciado que será oferecida uma pausa no pagamento de prestações de financiamento imobiliário para quem está recebendo o auxílio emergencial.
Em ambos os casos, é possível fazer a solicitação destas medidas por meio do aplicativo Habitação Caixa. Além dos anúncios, também foi divulgado um balanço.
Atualmente, a Caixa é responsável por mais de 68% dos financiamentos residenciais no país. Entre janeiro e maio, o banco atingiu R$ 52,4 bilhões em concessão de crédito. Isso representa um crescimento de 41,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os valores que não foram pagos durante o período de pausa ou pagamento parcial são incorporados ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo restante. A Caixa segue cobrando juros, seguros e taxas sobre esse saldo.
Para Guimarães, quem usa a pausa o ou pagamento parcial, o "acréscimo [no valor da prestação] será muito pequeno e ao longo do tempo”.