BandNews FM

Câmara aprova convocação de Paulo Guedes para explicar offshores

Ministro da Economia nega irregularidades e afirma que todas as transações foram declaradas à Receita Federal

BandNews FM

Paulo Guedes já tinha sido convocado por comissões temáticas da Câmara; ministro nega irregularidades com offshores
Paulo Guedes já tinha sido convocado por comissões temáticas da Câmara; ministro nega irregularidades com offshores
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Economia Paulo Guedes irá a Câmara dos Deputados prestar esclarecimentos sobre a empresa offshore que ele possui nas Ilhas Virgens Britânicas. A aprovação da convocação ocorreu na tarde dessa quarta-feira (6), após votação no plenário da casa, com 310 votos a favor e 142 contrários.

Antes dessa votação, outras duas comissões internas já tinham aprovado a ida do ministro a Câmara.  No plenário da casa, os deputados irão saber se aconteceu algum conflito de interesses entre as empresas do ministro e o cargo que ele ocupa.

As informações sobre a offshore de Guedes, é fruto de um consórcio internacional de jornalistas investigativos, que expôs negócios suspeitos de diversos mandatários por todo o mundo.

Além do ministro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também é citado como dono de uma empresa desse tipo, mas no Panamá.

Offshores são empresas aberta em outros países, que geralmente são paraísos fiscais, ou seja, com pouca tributação e que aceitam dinheiro sem origem comprovada e com forte sigilo sobre os dados.

Paulo Guedes e o Roberto Campos Neto negam irregularidades e afirmam que todas as transações internacionais foram declaradas na Receita Federal.

Tópicos relacionados