BandNews FM

Câmara aprova mudança na cobrança do ICMS que incide sobre os combustíveis

Valor do imposto passará a ser calculado em cima da média de preços dos combustíveis nos últimos dois anos

BandNews FM

Atual política de preços da Petrobras não será alterada
Atual política de preços da Petrobras não será alterada
TV Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) o projeto que muda a forma de cobrança do ICMS que incide sobre o preço dos combustíveis. A expectativa é de que a variação dos valores do litro do produto fique mais estável a partir da mudança.

Pelo texto, a atual política de preços da Petrobras não será alterada e a estatal vai continuar reajustando os valores de acordo com a variação do dólar e do barril do petróleo no mercado internacional.

O ICMS, no entanto, passará a ser calculado em cima da média de preços da gasolina, do álcool e do óleo diesel dos últimos dois anos e não mais nos últimos 15 dias, como é feito atualmente.

Por isso, a oposição voltou a afirmar que, para ter uma queda acentuada, é necessário mudar a política de preços.

A proposta para a alteração na cobrança do ICMS é defendida pelo Palácio do Planalto mas ainda é controversa, principalmente para estados e municípios.

Coordenador no Fórum Nacional de Governadores, o governador Wellington Dias, do Piauí, afirma que a proposta retira mais de 24 bilhões de reais dos governos estaduais e municipais, e que outras propostas precisam ser levadas em consideração.

Ao todo, nove diferentes alíquotas do imposto são cobradas em todo o país, que variam entre 25% e 34%.

Tópicos relacionados