Câmara dos Deputados deve definir comando de outras 11 Comissões da Casa

Pelo menos 19 parlamentares foram eleitos para presidir colegiados, PL ficou com a maior parte

Rádio BandNews FM

Câmara dos Deputados deve definir comando de outras 11 Comissões da Casa
Caroline de Toni é eleita presidente da CCJ
Bruno Spada/Agência Câmara

Os parlamentares da Câmara dos Deputados devem eleger, na próxima semana, mais 11 presidentes das Comissões Permanentes da Casa.

Ao longo desta semana, 19 colegiados elegeram os novos comandantes, que vão ter o mandato de um ano.

Após a definição, os integrantes das comissões da área econômica disseram que vão buscar pautas de consenso e que serão tratadas com muito diálogo.

O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficou com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante da Casa, e que será chefiada pela Deputada Caroline De Toni. O deputado Nikolas Ferreira, que também é do PL, e faz oposição ao Governo Federal, foi indicado para o comando da Comissão de Educação.

O Deputado Vicentinho Júnior foi eleito presidente da Comissão de Agricultura.

Com previsão de orçamento de R$ 4,5 bilhões para emendas, a Comissão de Saúde ficará sob o comando do PT, e terá o deputado Dr. Francisco na presidência. A conquista da comissão também é uma forma de blindar a ministra Nísia Trindade, que tem sido alvo de críticas de partidos do Centrão que cobiçam o comando da pasta.

A federação governista PT-PV-PCdoB também terá o comando das comissões de Fiscalização e Controle, Cultura, Amazônia, Direitos Humanos e Direitos das Mulheres.

Devem ser definidas na semana que vem as eleições das comissões de Desenvolvimento Urbano; Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; Fiscalização Financeira e Controle.

Também ocorrem na semana que vem as definições das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; Ciência, Tecnologia e Inovação; Comunicação; e Administração e Serviço Público.