Câmara dos Estados Unidos abre investigação contra George Santos

Republicano admitiu ter mentido em seu currículo e recebeu denúncias sobre assédio

BandNews FM

Câmara dos Estados Unidos abre investigação contra George Santos
Câmara dos Estados Unidos abre investigação contra George Santos
Reuters

O Comitê de Ética da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (2) a abertura de uma investigação contra o republicano George Santos, que confessou ter mentido no currículo durante o período eleitoral. O deputado é filho de brasileiros e também é acusado de fraudes no Brasil.

Segundo o comitê, o progressista não divulgou detalhadamente as origens dos recursos usados na campanha e os gastos com a campanha da disputa eleitoral. A medida é considerada uma violação de leis federais.

A apuração também irá investigar uma denúncia de assédio feita por um assessor que trabalhou no gabinete de Santos.

No Twitter, o republicano confirmou a investigação e afirmou estar “cooperando totalmente”.

De origem brasileira, George Santos venceu o democrata Robert Zimmerman na disputa pela vaga deixada pelo democrata Tom Suozzi, no 3° Distrito do de Nova York. Na ocasião, o republicano disse que tinha diplomas da New York University e do Baruch College, mesmo nenhuma das instituições terem o registro da matrícula.

Entre os republicanos, a cassação do brasileiro é discutida por conta da possibilidade de vitória de um democrata no caso de uma nova eleição. Com isso, o Partido Republicano perderia uma cadeira na já frágil maioria na casa, caindo de nove para oito.