BandNews FM

Campanha #EuSinto alerta para desafios e preconceito vividos por portadores da Doença Falciforme

Cerca de 3,5 mil novos casos são registrados por ano no Brasil

BandNews FM 25/10/2021 • 22:10
27 de Outubro é considerado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes
27 de Outubro é considerado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes
Reprodução

Entre 50 mil e 100 mil pessoas sofrem com a Doença Falciforme no Brasil. Os dados são do Ministério da Saúde. Oficialmente, são registrados cerca de 3,5 mil novos casos por ano.

Também conhecida como anemia falciforme, a doença é uma condição genética, hereditária e caracterizada por alterações no sangue, que pode se manifestar de diferentes formas. Quando os sintomas são mais fortes, os pacientes enfrentam situações como crises de dores, que comprometem a qualidade de vida e podem representar riscos graves.

A condição é mais comum em indivíduos negros e os portadores enfrentam dificuldades e preconceitos. Porém, por conta da grande miscigenação na população brasileira, está presente em pessoas de outras etnias. No Brasil, a maior incidência ocorre no Nordeste.

Visando combater o preconceito e esclarecer a população sobre a doença, a campanha #EuSinto foi criada. A iniciativa também tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade de mudança nas políticas públicas, ampliando o acesso aos tratamentos e qualidade de vida dos pacientes com Doença Falciforme.

O dia 27 de Outubro é considerado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes.