BandNews FM

Campanha nacional de vacinação contra poliomielite mira 14 milhões de crianças

Ministério da Saúde coordena ações em todo o país até 9 de setembro

BandNews FM

Nova campanha não invalida aplicação de doses contra a Covid-19 em crianças
Nova campanha não invalida aplicação de doses contra a Covid-19 em crianças
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Saúde lança nesta segunda-feira (08) a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. O objetivo é imunizar mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade em todo o país.

Um ato simbólico será realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, a partir das 9h. Também haverá ações de incentivo à atualização da caderneta de adolescentes, com aplicação de doses contra febre amarela, sarampo, varicela, entre outras.

A campanha da poliomielite será realizada entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro. Mais de 40 mil postos de vacinação estarão abertos para aplicar as doses das 18 vacinas que compõem o calendário de imunização infantil.

A doença é causada por um vírus que pode acarretar na paralisia de membros inferiores não só de crianças, mas também de adultos. Em 2021, menos de 70% do público-alvo foi vacinado, e a cobertura vem caindo gradativamente.

Nesta fase da campanha, crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Segundo o Ministério da Saúde, a nova ação não invalida a aplicação de doses contra a Covid-19 em crianças a partir de três anos de idade. As vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea.

Na cidade de São Paulo, a prefeitura marcou para 20 de agosto o "Dia D" de vacinação contra a poliomielite na maior parte dos postos de saúde da capital. Até lá, agentes da Secretaria Municipal de Saúde vão visitar escolas públicas e particulares para atos de conscientização.

Tópicos relacionados