Lana Canepa

Lana: Conselho de Ética do Senado retorna após um ano e arquiva quatro processos

Colunista fala sobre a sessão no Conselho do Senado, que retornou após um longo período inativo, e quais são os processos que foram arquivados; dois destes são contra o senador Jorge Kajuru (PSB-GO)

Lana Canepa

Lana Canepa é diretora-executiva da Band Brasília e participa diariamente do BandNews no Meio do Dia

A colunista Lana Canepa, da BandNews FM, analisou nesta terça-feira (9) a sessão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal, que realizou um encontro após um ano inativo. Na reunião, os senadores arquivaram quatro denúncias.  

Destas, duas são contra o senador Jorge Kajuru. Numa, o senador Luiz do Carmo acusa seu companheiro de Parlamento por postagens nas redes sociais, em 2020, que lhe teria imputado práticas de condutas irregulares num suposto conluio de "emendas parlamentares em suposto esquema de compra de votos".

Em outra denúncia, Kajuru é denunciado por uma suposta "gravação clandestina" contra o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), realizada em 2021.

A terceira das denúncias arquivadas refere-se a ex-deputada Joice Hasselmann contra o senador Styvenson Valentim. A política acusava o parlamentar de comentado com ironia sobre uma violência física sofrida pela denunciante.

A última denúncia arquivada partiu do ex-deputado Daniel Silveira contra o senador Randolfe Rodrigues por conta de um vídeo no YouTube. Nele, o deputado teria proferido palavras "subversivas, antidemocráticas, caluniosas, difamatórias e que atentam contra a instituição presidência da República e diretamente ao Estado Democrático de Direito".

Tópicos relacionados