Canepa: Houve muito ruído e uma falha monumental com o leilão do arroz

Colunista da BandNews FM falou sobre a polêmica do cancelamento do leilão após denúncias de irregularidades

BANDNEWS FM

A colunista Lana Canepa, da BandNews FM, analisou nesta terça-feira (11) a anulação por parte do governo federal do leilão de arroz por denúncias de irregularidades.

O anúncio do cancelamento foi realizado em coletiva de imprensa do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, junto do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Juntos, o trio informou que o leilão realizado na semana passada para a compra de 263 mil toneladas de arroz importado seria invalidado.

Segundo a analista, trata-se de uma "falha monumental" e com "muito ruído" do governo federal num assunto que apenas trouxe desgaste ao Planalto.

"Todos fomos pegos de surpresa. Não era para pouco, mostramos no Jornal da Band que quatro empresas responsáveis por essa compra tinham até amanhã para comprovar condições de cumprir o contrato. Tinham comprados 270 mil toneladas no valor de R$ 1.3 bilhões. Mas era um mercadinho em Macapá que tinha fechado a compra de seis lotes de 150 mil toneladas de arroz e receberia R$ 700 milhões da Conab. Uma outra empresa era uma locadora de máquinas agrícolas em Brasília, a outra uma empresa de frutas congeladas em São Paulo. Ficou em dúvida a capacidade financeira dessas empresas e a conexão real com a compra desses lotes de arroz", disse.