A colunista Lana Canepa, da BandNews FM, falou sobre a disputa pela sucessão do cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Atualmente, o mandatário é o deputado federal Arthur Lira (PP-AL).
De acordo com a jornalista, há um consenso entre os políticos na capital federal em torno do nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) - atual líder de seu partido -, após a desistência de Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Canepa explicou que Lira apoiava o nome de Elmar Nascimento (PP-BA), mas o parlamentar encontrava resistência no 'baixo clero'. Já Motta possui esta característica e recebeu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após conversa com Pereira.
"Ontem a noite, Lira se reuniu com Elmar Nascimento e tentou dissuadi-lo. Lira não pode perder porque ele tem muit ainfluência, tem muito poder. Parlamentares estão acostumado com essa posição de poder que conquistaram com Lira. Alguém que tenha bom trânsito com governo, mas que consiga se impor", analisou.
"Muita gente ainda se pergunta se, apesar de ter tido uma trajetória de desta que e um bom trânsito entre os deputados do baixo clero, se ele vai dar conta do tamanho da missão", completou.