Canepa sobre Janones livre das denúncias de rachadinha: "Muitos tem rabo preso"

Colunista analisou o arquivamento da ação contra Janones e a briga entre o parlamentar e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG)

BandNews FM

A colunista Lana Canepa, da BandNews FM, falou nesta quinta-feira (6) sobre a votação no Conselho de Ética na Câmara dos Deputados sobre a denúncia impetrada pelo Partido Liberal (PL) de possível prática de 'rachadinha' - desvio de dinheiro público através da devolução dos salários dos servidores aos deputados - pelo deputado federal André Janones (Avante-MG).

Após o Conselho arquivar a denúncia sobre o parlamentar por 12 votos contra 5, Janones e Nikolas Ferreira (PL-MG) se encontraram na saída da sessão e uma discussão começou, com direito a xingamentos e a ameaças de agressão física.

Segundo a jornalista, o eleitor deveria aprender que esse tipo de "espetáculo" é "inadmissível" e que as cenas das ameaças são publicadas somente para ganhos de engajamento nas redes sociais, sem produzir nada de efetivo ao país.

"[Brigaram] para mascarar o que realmente aconteceu no Conselho de Ética, uma absolvição com argumento fraco. Rachadinha é uma prática que precisa ser criticada porque é dinheiro público. Há muito tempo isso acontece em Brasília, infelizmente", pontua.

De acordo com Canepa, a 'rachadinha' é uma prática já estabelecida em Brasília e com justificativas prontas.

"É uma prática que acontecia com tanta frequência que eles chegaram a criar uma teoria absurda de que é um dinheiro privado 'Pago para Maria, então Maria decide se ela pode me dar esse dinheiro de volta'. Essa contribuição espontânea foi citado como argumento por Janones para dizer que não é um problema. Muitas vezes, tem bastante gente com rabo preso lá dentro com medo de ser o próximo", disse.