Nesta segunda-feira (12), três capitais brasileiras suspenderam ao menos parcialmente a vacinação contra a Covid-19 por causa da falta de doses. Em Salvador, a aplicação da primeira dose ocorre unicamente para grávidas e mulheres que deram à luz a menos de 45 dias. Em Curitiba, tem repescagem para profissionais da educação básica e superior e para pessoas com comorbidades. Já em Manaus, a imunização está suspensa até quarta-feira (14).
SALVADOR
A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 será exclusiva para grávidas e mulheres que deram à luz recentemente, em Salvador, nesta segunda-feira (12). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a medida foi tomada por causa do baixo estoque de imunizantes.
Seguindo a nova recomendação do Ministério da Saúde, só deverão se imunizar as gestantes e puérperas que tiverem prescrição médica para receber a vacina.
Ainda nesta segunda-feira (12), recebem a segunda dose as pessoas com data de reforço agendadas até o dia 16 de julho.
Para os demais grupos prioritários, a aplicação da primeira dose segue suspensa, até que novos lotes de vacina sejam enviados pelo Governo Federal.
CURITIBA
Após aplicar cerca de 30 mil doses da vacina contra a Covid-19 em pessoas com mais de 40 anos neste fim de semana, Curitiba faz repescagem para profissionais da educação básica e superior e pessoas com comorbidades nesta segunda-feira (12).
Com isso, a vacinação para o público em geral fica interrompida. A prefeitura da capital paranaense informou que as pessoas com comorbidades e professores e trabalhadores do ensino superior podem procurar um dos 17 pontos de vacinação da cidade.
Os profissionais do ensino básico precisam se dirigir especificamente ao ponto de vacinação da região onde está a escola em que trabalham, apresentar uma declaração fornecida pela instituição e um documento que comprove vinculação ativa com a unidade.
MANAUS
A aplicação de primeiras doses da vacina contra a Covid-19 está suspensa até quarta-feira (14) em Manaus. A Secretaria Municipal de Saúde informa que o estoque de vacinas para primeiras doses está zerado.
A pasta disse que aguarda a remessa dos imunizantes nos próximos dias. Até lá, segue na aplicação de segundas doses.
Na última sexta-feira (09), quando começou a vacinar o público a partir dos 20 anos, Manaus conseguiu atingir 40 mil pessoas nos pontos de vacinação.