BandNews FM

Carne pode ficar mais barata no Brasil com a suspensão das exportações para China

Casos de Vaca Louca em Minas Gerais e no Mato Grosso motivaram o embargo chinês

BandNews FM

País era o maior parceiro brasileiro no setor
País era o maior parceiro brasileiro no setor
Foto: Agência Brasil

O embargo da China às importações de carnes brasileiras, que já dura 45 dias, reduziu o preço da carne bovina em território nacional. Na semana passada, o preço da arroba do boi gordo fechou em R$ 266,80. Este é o menor valor registrado em 2021, segundo um estudo da Universidade de São Paulo.  

O país era o maior parceiro brasileiro no setor e correspondia a 58% das vendas de proteína bovina.

De acordo com o analista de Agronegócios da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Wallisson Lara, apesar da queda no preço das carnes, ainda vai demorar um pouco para a redução chegar até o consumidor final.

“Isso tem refletido no mercado, nos frigoríficos, mas no bolso do consumidor essa diminuição nos preços das carnes não acontece de imediato. Existe uma janela, a gente vê uma morosidade da transição do atacado ao varejo.”

As vendas do Brasil para a China foram suspensas, após o registro de casos atípicos de Vaca Louca em Minas Gerais e no Mato Grosso.

A Organização Mundial de Saúde Animal afirmou que as ocorrências não apresentam qualquer tipo de risco para a produção bovina no Brasil.

A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, prepara uma visita oficial ao país asiático para negociar o fim do embargo e a retomada dos embarques brasileiros.

Tópicos relacionados