A Casa Branca espera confirmar nos próximos dias o primeiro encontro bilateral entre os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa, segundo informações da BandNews FM em Nova York, Eduardo Barão, é que a viagem para os Estados Unidos ocorra ainda no primeiro mês do ano.
O convite oficial para que os presidentes americano e brasileiro se encontrem foi feito pela representante de Biden na cerimônia de posse de Lula em Brasília, no último domingo (1º). Mas antes mesmo já haviam conversas para viabilizar a conversa.
O democrata ligou para o petista assim que a eleição de Lula foi confirmada.
O governo americano espera retomar a proximidade diplomática com o Brasil depois de um afastamento com a eleição de Biden. O ex-presidente Jair Bolsonaro era próximo de Donald Trump e não conseguiu manter a relação com o novo presidente americano.
Lula já confirmou que vai para a Argentina no dia 23 de janeiro. A previsão é que esta seja a primeira viagem internacional do presidente brasileiro, que reforça os laços com um dos principais parceiros comerciais do país e o principal vizinho do Brasil.
A Casa Branca quer ser rápida na confirmação entre o encontro bilateral para demonstrar a disposição de um diálogo mais com o maior país da América Latina. Biden também quer impedir que Lula se encontre primeiro com o presidente chinês.
Antes mesmo da posse, o chanceler brasileiro Mauro Vieira disse que os três primeiros destinos de Lula quando empossado seriam a Argentina, os Estados Unidos e a China.