O estado de São Paulo confirmou nesta terça-feira (29) dois casos importados de sarampo neste mês de outubro. Os pacientes são dois adultos, uma mulher de 35 anos e um homem de 37, que estiveram na Europa recentemente.
O casal vive na capital paulista e não teve complicações, segundo a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológico. Em entrevista à BandNews FM, Tatiana Lang confirmou que os dois estiveram em um voo com uma pessoa contaminada.
Não há detalhes se eles estavam vacinados contra sarampo. Pessoas que tiveram contato com os pacientes foram imunizados como forma de prevenção, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
O governo emitiu um alerta a profissionais de saúde para a identificação de possíveis casos da doença, e, se necessário, a implementação oportuna de medidas de controle.
A vacina é oferecida gratuitamente nas unidades de saúde e pode ser aplicada em todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade.
A doença tem como principais sintomas manchas vermelhas no corpo e febre alta acompanhada de tosse seca; irritação nos olhos; e nariz escorrendo ou entupido.