Casamento de prefeito de Araucária com adolescente de 16 anos pode ser anulado

Tribunal de Justiça do Paraná tem cinco dias prestar esclarecimentos ao CNJ

Rádio BandNews FM

Casamento de prefeito de Araucária com adolescente de 16 anos pode ser anulado
Casamento entre o prefeito de Araucária, Hissam Hussein, de 65 anos, com uma adolescente
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O Tribunal de Justiça do Paraná tem cinco dias para prestar esclarecimentos aos Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a formalização do casamento entre o prefeito de Araucária com uma adolescente de 16 anos.

O casamento de Hissam Hussein, de 65 anos, foi celebrado pela vice-prefeita da cidade, Hilda Lukalski Seima. Para a advogada e presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo, Adriana Schier, a vice-prefeita não tinha competência para celebrar a cerimônia.

Hilda está afastada das atividades do cartório desde 2021, quando assumiu o mandato eletivo. O procedimento administrativo instaurado no CNJ apura o exercício irregular das funções no cartório, pela vice-prefeita.

Por exercer mandato eletivo, a vice-prefeita precisou se afastar das funções do cartório, por exigência da lei. Para a advogada, a declaração da nulidade do casamento é uma questão de tempo.

Embora a núpcia de um idoso com uma adolescente, por si só, não seja considerada um crime, também há suspeitas de nepotismo. No mesmo mês em que se casou com a garota, Hissam nomeou a mãe e a tia dela para cargos na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Ambas foram exoneradas na quarta-feira (26) após a repercussão negativa do caso.

No entanto, o casamento também é investigado pelo Ministério Público, que abriu procedimento para apurar o matrimônio. Por envolver uma menor de idade, as investigações correm em sigilo.