BandNews FM

Casos da variante Delta predominam no Rio de Janeiro

Resultados do sequenciamento genômico mostram predomínio da cepa do estado; 56,6% dos casos são da variante Delta

Rádio BandNews FM

Circulação da cepa reflete diretamente no aumento de contaminações pelo coronavírus
Circulação da cepa reflete diretamente no aumento de contaminações pelo coronavírus
Foto: Itamar Crispim/Fiocruz

Resultados do sequenciamento genômico feito pelos Laboratórios Nacional de Computação Científica e de Virologia Molecular, da UFRJ, apontam para o predomínio da variante Delta do coronavírus no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Saúde da capital fluminense, Daniel Soranz. De acordo com ele, 56,6% dos casos de Covid-19 na cidade, em julho, são da Delta.

A circulação da cepa reflete diretamente no aumento de contaminações pelo coronavírus. Na semana passada, o crescimento registrado foi de 28%, na comparação com os sete dias anteriores. As internações também subiram no período, em 10%. Segundo Soranz, 180 pacientes que tiveram Covid-19 no município ainda permanecem internados por causa das sequelas da doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade, na manhã desta segunda (16), está em 90%, mas a prefeitura garante que não há falta de oferta de acomodações, e que as redes municipal, estadual e federal, estão unidas para agilizar a regulação de pacientes.

Nesta segunda-feira (16), são vacinados jovens de 22 anos no Rio. Até o fim da semana, a previsão é finalizar a aplicação da primeira dose em adultos.

Tópicos relacionados